500 Likes 

 A nossa homenagem aos pais/mães do Fides

 

www.facebook.com/video.php?v=1494652820819043&set=vb.1387452001539126&type=2&theater

 

 

IV Torneio José Álvaro Santos
Um passo acima com a chegada ao Multiusos

Não adianta andar a dizer todos os dias que estamos a crescer se, em algum momento, não formos capazes de o demonstrar. Ora, o IV Torneio José Álvaro Santos foi a exibição disso mesmo. Não apenas de mostrar o número crescente de atletas e de recursos humanos que cada vez mais estão ligados ao projecto Fides Gondobasket como, e sobretudo, da sua capacidade de resposta mesmo quando o que nos rodeia não nos entende nem consegue dar valor. Organizar um torneio num pavilhão desta dimensão é muito diferente do que estávamos habituados. Implica muito mais atenção, músculo e, sobretudo paciência, mas o Álvaro merece isso e muito mais. Foram dois dias extenuantes! Em que o Fides mostrou a sua grandeza ao atrair a Gondomar uma das maiores equipas do basquetebol nacional, a AD Sanjoanense, um dos projectos mais prometedores da região do Porto ao nível do basquetebol, o Toda a Prova/Foz, e mais um conjunto variado de clubes que, tal como nós, com seriedade e trabalho, querem que a modalidade evolua. Fora de campo, um grupo de pais e mães organizou em tempo recorde e com muita competência a tasquinha do Fides mas aqui, só o pouco tempo foi novidade, porque a competência essa está incólume e com excelentes resultados. O domingo de manhã foi ocupado com a competição de minis, e os nossos pequenitos - uma grande parte deles - estreou-se em jogos e foi patente a sua alegria e o orgulho dos pais e restantes familiares numa competição onde os resultados eram o menos importante. Ao mesmo tempo, nos restantes escalões caras novas mostraram que vieram para fazer a diferença.
Resultados: Sub-14 Fides Gondobasket-Toda a Prova (75-19); Sub-14F Fides- Académico (19-59); Sub-16 Fides-Bolacesto (38-75); Sub-18 B Fides-Leça (53-52); Sub-18 A Fides-Juvemaia (74-66); Seniores A Fides-AD Sanjoanense (57-94); All Star Game Seniores A- Seniores B (73-31). Findo o torneio, a competição está mesmo à porta e agora há que trabalhar os pontos menos positivos que os treinadores detectaram nos jogos de apresentação e investir na melhoria. Parabéns a todos pelo esforço, podem estar seguros de que valeu mesmo a pena. Porque o Álvaro merece...
Veja no vídeo do torneio aqui:

 

 

Basket em Família

Mais de uma centena de pais, amigos e atletas do Fides Gondobasket compareceram ontem na Escola Secundária de Valbom para, num ambiente descontraído e de pura partilha, desfrutarem de mais um “Basket em família”. Entre as 14 e 19h30, o campo de jogos passou a ser área comum de todos quantos acompanham os nosso filhos ao longo da época e, do mais pequeno ao mais experiente, todos tiveram a oportunidade de experimentar ou demonstrar as suas capacidades no basquetebol.
Como sempre acontece, o programa da tarde desportiva/lazer foi preenchido com diversos concursos: circuito técnico, lances livres, two balls, triplos e o megaelimina, que precederam o jogo final, que opôs os atletas aos familiares e amigos.
Miguel Silva (Sub-10), Miguel Leite (Sub-12), Diogo Matias (Sub-14) Ana Gomes (Sub-14 F), Rui Gonçalves (Sub-16), Tiago Neves (Sub-18), José Pedro Paiva (Seniores), Andé Loureiro (Familiares) e Diogo Fontes (Equipa técnica) foram os vencedores no circuito técnico. Já nos lances livres, a final a três entre Daniel Antunes (treinador), Diogo Silva (Sub-14) e Filipe Domingos (Sub-14), acabou vencida pelo Diogo, enquanto a final de two balls registou uma decisão curiosa com os manos Diogo e Pedro Fontes a levarem a melhor sobre os também irmãos Carina e Leandro Ferreira.
Na competição de triplos, o Daniel Antunes disputou a segunda final do dia contra o Sancho Martins (Sub-18), Leandro Ferreira (treinador) e David Ascenção (Sub-16), e saiu vencedor enquanto o megaelimina, que contou com a participação de praticamente todos os presentes, ou seja superou a centena de lançadores, acabou com o sénior Carlos Miguel a ser o mais assertivo.
E depois de uma mini-aula de Zumba, a cargo da Carina Ferreira, que trouxe uma nova animação ao espaço e fez suar as estopinhas há cerca de duas dezenas de participantes, na sua maioria meninas e senhoras, foi então a vez de se formarem as equipas de familiares contra atletas e que, com competição mas, sobretudo, alegria e descontracção, conduziu a um final de tarde em que após os cinco períodos de quatro minutos, os atletas venceram mas por margem curta (25-32). Parabéns a todos e obrigado por contribuírem para um final de época ao melhor estilo.  
Ver vídeo em: www.facebook.com/pages/Fides-Gondobasket/1387452001539126?ref_type=bookmark                 


 
 

 

O Fides no dia do Minibasquete

No cenário majestoso do pavilhão Multiusos de Gondomar, os nossos pequenos grandes basquetebolistas mostraram as suas qualidades - uns em fase mais adiantada que outros – mas capazes de nos encher de orgulho, pela garra e determinação posta em cada lance. Do misto Sub-8/Sub-10 - competiu de manhã com muito bons desempenhos -, às duas equipas de Sub-12, uma das quais ganhou as quatro partidas por números muitos desnivelados, as cores do Fides Gondobasket estiveram muito bem representadas, tanto que os “olheiros” adversários já começaram a fazer perguntas.
Ver vídeo em: www.facebook.com/pages/Fides-Gondobasket/1387452001539126?fref=ts
 
 
 

 

Dia Mundial da Criança

O convite partiu da CM Gondomar e da ABP e o Fides Gondobasket respondeu com o máximo de energia e de recursos, procurando contribuir para um evento que pretendia marcar de forma indelével o Dia Mundial da Criança em Gondomar. No domingo, de manhã e de tarde, treinadores, atletas e familiares do nosso clube criaram as condições para que crianças e adultos desfrutassem do basquetebol de uma forma divertida no magnífico espaço do Pólis de Gondomar, ali mesmo junto ao rio Douro. 
Os nossos atletas não se fizeram rogados e ora em selfies ora em fotos ditas tradicionais, posaram com as vedetas do dia. As bolas e os cestos, entre as 10 e as 18h30 é que não tiveram descanso. Não acredita. 
Então veja o filme que preparamos para si.www.facebook.com/pages/Fides-Gondobasket/1387452001539126?fref=ts